logo RCN

Águas de Joinville inicia modernização da ETA Piraí

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Obras começam no segundo semestre de 2024 e visam garantir abastecimento contínuo e melhorias na estrutura de tratamento de água mais antiga da cidade

A Companhia Águas de Joinville anunciou que dará início, no segundo semestre de 2024, às obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, a mais antiga da cidade, em funcionamento desde 1955. O projeto, que envolve um investimento de R$ 43 milhões, será financiado com recursos obtidos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além da contrapartida da própria companhia.

A modernização da ETA Piraí tem como objetivo principal garantir o abastecimento contínuo e de qualidade para a população das regiões Oeste e Sul de Joinville, que representam 25% dos habitantes da cidade. "Entre as ações do projeto de modernização, está a construção de um reservatório de água tratada dentro da estrutura da ETA. Essa inovação possibilitará a parada da estação para pequenas manutenções preventivas, sem que ocorra o desabastecimento das regiões atendidas”, explicou Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

O projeto inclui uma série de melhorias, como a construção de um novo reservatório de água tratada, aprimoramentos no sistema de bombeamento de água bruta, instalação de novos filtros e a construção de uma Estação de Tratamento de Lodo (ETL). Além disso, serão realizadas reformas e adequações hidráulicas, estruturais e elétricas nas atuais instalações da estação.

A modernização foi precedida por um processo de licitação realizado no final de 2023, onde um consórcio formado pelas empresas Enfil, Calcar Construções e AGR Engenharia e Infraestrutura foi selecionado para executar as obras. Atualmente, está em andamento a elaboração do projeto executivo, que detalha cálculos, plantas e especificações técnicas. Após essa etapa, terá início a execução das obras e, posteriormente, a pré-operação das novas estruturas da estação.

“A ETA Piraí é uma peça fundamental na infraestrutura de abastecimento de Joinville. Com essa modernização, não só garantimos a continuidade do fornecimento de água, mas também nos preparamos para as demandas futuras da cidade”, ressaltou Sidney Marques.


Construção da unidade segue em fase de licitação

Enquanto o processo licitatório avança, a companhia já iniciou a implantação da adutora que abastecerá os reservatórios R-11, no Profipo, e R-12, no Paranaguamirim, com água tratada da futura ETA Piraí Sul. Essa infraestrutura é crucial para a distribuição de água e visa atender a uma população de aproximadamente 160 mil pessoas nos bairros Adhemar Garcia, Boehmerwald, Fátima, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Profipo, Santa Catarina e Ulysses Guimarães.

Recentemente, uma etapa significativa da obra foi concluída próximo à Rua Parati, no bairro Nova Brasília, onde a adutora cruza a BR-101 até a interligação com a Rua Portugal. Esta fase da construção utilizou o Método Não Destrutivo (MND) Slurry Shield, uma técnica inovadora que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem a necessidade de escavações abertas ao longo de todo o percurso da obra. "Graças a esse procedimento, não houve necessidade de interdição no trânsito da rodovia em nenhum momento", afirmou a Companhia Águas de Joinville, destacando a eficiência e a redução de transtornos para a população.

O investimento de cerca de R$ 50 milhões na adutora e na nova estação de tratamento não só moderniza o sistema de abastecimento de água de Joinville, mas também garante um fornecimento mais confiável e sustentável para os moradores. Quando o sistema Piraí Sul estiver em operação, será possível atender melhor às necessidades de consumo dos bairros beneficiados, proporcionando água de qualidade e em quantidade suficiente para o crescimento da população.

A implantação da ETA Piraí Sul e da adutora é um passo importante para Joinville, que se prepara para um futuro com maior segurança hídrica e infraestrutura moderna. Este projeto complementa as ações de modernização já em andamento na ETA Piraí, que estão sendo executadas paralelamente. Ambas as iniciativas demonstram o compromisso da Companhia Águas de Joinville em melhorar continuamente os serviços oferecidos à população.

Joinville apresenta projeto no Summit Cidades em Florianópolis Anterior

Joinville apresenta projeto no Summit Cidades em Florianópolis

Escola Pública de Trânsito de Joinville é destaque em Fórum Nacional Próximo

Escola Pública de Trânsito de Joinville é destaque em Fórum Nacional

Deixe seu comentário